Tudo com que você se importa,

em perfeita segurança.

QUESTÕES FREQÜENTES, E RISCOS DOS QUAIS OS SEGURADOS FICAM INCERTOS QUANTO À COBERTURA:

1) Bônus

A não ocorrência de sinistro na vigência da apólice proporcionará um desconto no preço do seguro a ser pago na renovação. Sendo assim, a classe de bônus será progressivamente maior a cada ano de renovação SEM SINISTRO, até o limite de 40%. O bônus é pessoal e intransferível, exceto entre pais e filhos e cônjuges. Eis como ocorre a contagem de bônus: 1 ano = Bônus 1; 2 anos = Bônus 2; 3 anos = Bônus 3 etc.

2) Carro Reserva

Hoje em dia, embutido na contratação do seguro, a maioria das seguradoras dá ao segurado, em caso de perda parcial, de 7 a 15 dias de carro reserva. Outras tantas seguradoras disponibilizam 7 ou 15 dias de carro reserva, também, em caso de perda total. Veja com o seu corretor, ou no Manual do Segurado o que sua seguradora lhe oferece.

3) Danos Materiais e Danos Corporais

São as chamadas RCF – Responsabilidade Civil Facultativa - que cobrem danos causados a terceiros. Danos Materiais (DM) para indenizar bens materiais (veículo, poste, muro, “guard-rail” etc.); Danos Corporais (DC) para indenizar danos causados a pessoas, quando há vítimas (motoqueiros; pedestres, as despesas hospitalares, lucros cessantes).
A Caraça recomenda, na contratação do seguro de automóvel, no mínimo, cobertura para DM/DC de R$ 50.000,00, sendo certo que não são essas coberturas que encarecem o prêmio do seguro.

4) Danos Morais

São aqueles danos que trazem como conseqüência ofensa à honra, ao afeto, à liberdade, à profissão, ao respeito aos mortos, à psiquê, à saúde, ao nome, ao crédito, ao bem estar e à vida, sem necessidade de ocorrência de prejuízo financeiro.

5) APP – Acidentes Pessoais Passageiros

Estão cobertas por esta garantia a morte ou invalidez permanente, total ou parcial, do motorista e dos passageiros do veículo segurado, estando os ocupantes no interior do veículo no momento do evento e, desde que seja decorrente exclusivamente de acidente de trânsito. Cobertura recomendável para quem habitualmente dá carona, como no caso de pais que fazem rodízio para levar filhos de vizinhos para a escola.

6) Tabela FIPE

A indenização do veículo em caso de Perda Total (PT) é feita com base na Tabela FIPE, que apura permanentemente o valor médio de mercado de todas as marcas e modelos de carros e publica no Jornal Valor Econômico. Assim se a opção para indenização, quando da contratação do seguro, foi pelo Valor Referenciado de Mercado, a seguradora vai se basear pelo que estiver contido na Tabela FIPE. Caso a escolha tenha sido pelo Valor Determinado, a indenização será pelo valor previamente acordado.

7) Prêmio do Seguro

No “segurês”, significa o valor que se paga para a contratação do seguro, em todos os ramos, quer seja Auto, Residência, Vida etc.

8) Franquia

É a participação obrigatória do segurado nos prejuízos decorrentes da colisão, roubo ou furto parcial a ser deduzida em cada ocorrência de sinistro, conforme valor constante na apólice. Não será cobrada franquia nos casos de Perda Parcial nos prejuízos decorrentes de incêndio, queda de raio e/ou explosão e nos casos de indenização integral do veículo, ou seja, por perda total.

9) Danos Naturais:

. Submersão parcial ou total do veículo em água doce proveniente de enchentes ou inundações, inclusive no caso de veículos guardados no subsolo.

. Granizo, furacão e terremoto.

. Despesas necessárias ao socorro e salvamento do veículo em conseqüência de um dos riscos acima.

10) Ocasiões em que pode ser negado o pagamento do sinistro

A seguradora não pagará indenização ao segurado nas seguintes ocasiões:
· Omissão ou inverdades no perfil do segurado. Tais como definição do principal condutor e o uso do veículo para fins diversos do indicado no perfil.
· Descaracterização do veículo. Por exemplo, veículos rebaixados.
· Caso o condutor esteja embriagado no momento em que ocorrer o sinistro.
· Inverdades declaradas no Boletim de Ocorrência (B.O.).
· Deixar de fazer o aviso de sinistro à seguradora.
· Se não houver contratação exclusiva, rádio, toca-fitas, toca cds e tacógrafos, se não forem originais de fábrica, não têm cobertura.

Newsletter
email: